Desentupidora Londrina

Informações sobre Londrina - PR

Confira aqui informações sobre a nossa cidade, conheça pontos turísticos e curiosidades sobre a a cidade.

Pontos Turísticos Londrina

Anfiteatro Reverendo Jonas Dias Martins

Para aqueles que buscam atrativos Históricos devem conhecer o Anfiteatro Reverendo Jonas Dias Martins, está localizado na Rua Gomes Carneiro , s/nº em frente ao Moringão, possui uma ampla área verde em um fundo de vale, onde é possível encontrar diversos equipamentos de lazer, há pistas para caminhadas, enfim é um excelente local de confraternização das famílias londrinenses nos finais de semana.

O anfiteatro foi construído na década de 80 pelo Arquiteto Luis César da Silva o projeto é destinado às atividades culturais de grande porte, onde sua arquibancadas capacidade para 6000 pessoas.

anfiteatro londrina

anfiteatro

Casa de Cultura UEL

Criada no ano de 1971, a Casa de Cultura da UEL realiza inúmeros eventos relacionados as áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Cinema. Esses importantes eventos abrangem não somente a cidade de londrina mas toda a sua região. Tem como objetivo o estimulo da formação e produção artística e cultural, ela apoia as produções regionais, nacionais e também internacionais. A Casa de Cultura UEL encontra-se instalada em sete espaços diferentes espalhados pela cidade:

uel

  • Sede Administrativa, Secretaria Geral e Centro de Documentação - Espaço Cultural Romolo Veronesi
  • Divisão de Música - Casa Tupi
  • Cine Teatro Universitário Ouro Verde UEL
  • Divisão de Cinema - Cine Com-Tour UEL
  • Divisão de Artes Plásticas - Casa Branca
  • Divisão de Artes Cênicas - Barracão Vermelho
  • Sala Rômulo Veronesi (Edifício Julio Fuganti)

Capela São Miguel do Arcanjo

Inicialmente foi construída em madeira no ano de 1937 e 1938, porem na década de 40 foi refeita pela comunidade a técnica de tijolos assentados sobre o barro.

Com o passar dos anos sua estrutura apresentava rachaduras, infiltrações e cupins e tinhas seria ameaças de ruir, então em 1993 a Prefeitura de Londrina, através da Secretaria da Cultura, justamente com empresas locais e a comunidade iniciou-se o processo de restauração desse patrimônio cultural e histórico, onde foi entregue totalmente acabada em 25 de setembro de 1994.

A Capela São Miguel do Arcanjo conta a história da época, e resgata a identidade e orgulho da comunidade do Heimtal, sendo a mais antiga da cidade.

capela são miguel arcanjo londrina

Capela do Divino Espirito Santo

Uma das mais belas capelas da cidade, ela foi construída no ano de 1950, feita toda em alvenaria a qual fez substituição a sua antiga de madeira construída em 1941. A capela foi totalmente construída à partir de doações dos moradores, além da mão de obra como era de costume na época. A capela se tornou importante ponto de referência de como era a vida social das comunidades rurais daquela época. Em 1998 devido a problemas estruturais a capela foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, pois oferecia riscos à segurança da população que frequentava o local.

Já em 1999/2000 a Diretoria de Patrimônio Histórico juntamente com a comunidades foram em busca de recursos para a restauração da mesma, onde foi realizado a troca da estrutura do telhado, dos vitrais, das telhas e pintura externa.

Hoje a edificação encontra-se bonita e restaurada, possui um corpo principal com telhado cerâmico de duas águas e elementos decorativos na fachada (frontão de linhas curvas e marquise com cobertura cerâmica). Possui campanário em torre independente do corpo principal.

capela divino espirito santo londrina

Biblioteca Pública Municipal

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina foi criada no ano de 1940, mais exatamente em 23 de novembro, porem a mesma foi inaugurada somente em 04 de setembro de 1951, através do Decreto nº 114 de 1974 recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza".

Suas instalações foram transferidas para diversos locais, porem no ano de 1984 passou a funcionar definitivamente na Av. Rio de Janeiro, 413, local antes ocupado pelo antigo Fórum, o qual foi cedido pelo governo estadual.

A Biblioteca Pública Municipal de Londrina possui um vasto acervo e é destinado a consulta gratuita para toda a população. Além de oferecer serviços de utilidade pública como Mural de Empregos, onde são reunidos informações sobre ofertas de empregos na cidade e região, e o PSIU - Projeto de Serviços e Informações Utilitárias, no qual pode-se adquirir informações a respeito de londrina e assuntos relacionados ao município.

Biblioteca Plublica Municial de L